' tickercontent[1]='18:06 - Polícia dos EUA prende ‘Coringa’ que ameaçava atacar seu local de trabalho' tickercontent[2]='15:16 - Em bilhete, suspeito de matar mulher diz que traição motivaria ‘tragédia’' tickercontent[3]='16:53 - CJ Tronic em Breve com Filial em Timon' tickercontent[4]='09:42 - HOJE: estréia da quinta de dentro' tickercontent[5]='08:45 - Mega-Sena acumula e prêmio pode chegar a R$ 33 milhões'
Plantão Hoje:
    Blog do Lucão

Descumprindo ordem judicial, mais uma escola pública é fechada em Timon

Descumprindo uma decisão judicial, a gerencia regional de educação fecha mais uma escola em Timon.

Mães e alunos revoltados com o fechamento da escola

Na tarde desta terça-feira(28/02), pais, mães e alunos, se juntaram em protesto contra o fechamento de mais uma Unidade educacional em Timon, a Unidade Escolar Aluízio de Azevedo, na rua 9 do parque Piauí.

O governo maranhense, indo de encontro à máxima que diz: “A educação é o passaporte para o futuro”, resolve de forma vil, castrar dos timonenses o direito constitucional do cidadão à educação gratuita e de qualidade, desta feita descumprindo inclusive uma determinação judicial, mostrando que aqui quem faz a lei é quem tem sobrenome Sarney.

A Unidade Escolar Aluízio de Azevedo, alem de ter sido o berço educacional de várias famílias que hoje lutam contra essa impiedosa decisão de fechamento, foi também uma referência em aprovação em vestibulares e concursos, tendo inclusive painéis pintados no muro com a lista de aprovados em 2011. E conta também em seu know-how com 22 alunos aprovados no IFMA 2011 e 05 no IFPI 2011.

A pedagoga Betânia da Silva Sousa, depois de colher mais de 200 assinaturas de pais e mães de alunos, provocou o Ministério Público, Através do Promotor de Justiça, Dr. Eduardo Borges de Oliveira que prontamente ofereceu a denúncia ao Juiz de Direito da 4ª Vara Cível. Dr. Simeão Pereira e Silva, que no processo de Nº 498 43.2012.8.10.0060 deferiu o pedido de Medida Liminar, determinando que o estado do Maranhão procedesse imediato reestabelecimento de toda rede de ensino estadual no município de Timon(Bandeirantes, Higino Cunha e Aluízio de Azevedo), na mesma Medida Liminar o Juiz suspende qualquer ato administrativo referente à nucleação. Fato que ignorado pelo gerente regional de educação, Prof. Maurício Ângelo.

O que mais indigna nós, mães de alunos, é a forma como se procedeu esse fechamento da escola e transferência dos quase alunos sem nenhuma prévia comunicação, como se não tivessem pais ou responsáveis, ainda mais que eles transferiram nossos filhos para uma unidade escolar completamente sucateada e que oferece riscos à segurança da meninada, em especial nos de faixa etária acima dos 13 anos. Desabafou indignada a mãe de aluna, Irlene Maria Silva Costa.

Seu Manoel Santos, pai de aluno e vizinho quase de frente da escola relatou ao blog a retirada de 2 carradas de carteiras escolares, computadores, mesas, birôs, armários, enfim, toda movelaria necessária ao bom funcionamento de uma unidade escolar.

Uma comissão de Mães, com a coordenação de Isabel Cristina, Betânia Sousa, Irlene Maria, estão se organizando junto aos estudantes que também formaram uma equipe de representantes de seus interesses, formada pelos pupilos, Letícia Ketlen, Herivelto Júnior, Maria Eduarda e Karina da Conceição, para que na próxima sexta-feira possam mobilizar pais, mães e alunos no sentido de sensibilizar as autoridades para que haja o cumprimento da MEDIDA LIMINAR.

Sobre o autor

lucastefano escreveu 6682 notícias.

17 Comentário

  • 29.02.2012 20:32, musa disse:

    Infelizmente essas escolas ñ tem o nome “beija-flor”.Rios de dinheiro jogado fora,que poderiam fazer a diferença no nosso estado.Fui estudante do Bandeirante, onde era necessários os pais dormirem na fila para conseguirem uma vaga.hj fechada. É assim que essa corja chamada família Sarney, tratam o nosso povo.Fora do estado mostram riquezas, q só uma minoria dos maranhenses conhecem. Estamos vivendo uma nova geração “Sem lenço, sem documento,como diz cazuza. Esse, é verdadeiramente UM ESTADO DE MURO BAIXO.

    • 29.02.2012 21:26, marina marques disse:

      isso é um verdadeiro absurdo… quanta falta de vergonha na cara…

      • 29.02.2012 21:33, Elisangela disse:

        Que notícia infeliz!!!!! Estudei nessa escola…Nem tenho palavras…Muito triste!!!!

        • 01.03.2012 09:58, leticia disse:

          até janeiro de 2012 era aluna da escola aluizio ,já não sei mas cupa de quem?desde 2002

          • 01.03.2012 10:04, leticia disse:

            desde 2002 estudo pela manha,com esse fechamento da escola aluizio de azevedo sou obrigada a estudar a tarde, não tenho direito de optar pelo turno que quero estudar?aprendi durante toda minha vida que vivo num pais democratico e agora não sei mais nada por conta desta decisão sem comunicar os adolescentes que estavam nessa escola,a nossa educação é interesse nosso, era pra ser do governo também mas a escola aluizio de azevedo estava formando cidadões criticos e isso não faz parte da escala de valores dos nossos governantes,mais não iremos se calar diante de tamanha sacanagem com a nosa qualidade de ensino.

            • 01.03.2012 10:10, allyson disse:

              tive sorte! passei a educação infantil em uma escola comunitária “São Pedro”consequentimente estudei do 1º a 4° seria na escola “LIZETE FARIAS” da 5º a 8° no “ALUIZIO DE AZEVEDO” hoje estou no ifma isso quer dizer que a base da educação foi fundamental na minha evolução,agora me encontro triste,não por mim mais pelos meus amigos que não teram a qualidade de ensino que eu tive,minha mãe também estudou no aluizio,meu tios e todos se encontram hoje com exito na sua vida profissional e esse é resultado da qualidade do ensino do aluizio de azevedo.

              • 01.03.2012 10:17, profª Dalva disse:

                esssa ação precisa de ampla discurssão,que se faz necessário um processo democratico especialmente entra pais,alunos professores em fim toda comunidade escolar.eu venho acompanhando esse processo desde o inicio e dou todo meu apoio

                • 01.03.2012 10:26, rai costa pereira disse:

                  por que não fecha a escola anna benardes

                  • 01.03.2012 10:33, betania disse:

                    são vários os motivos da população em não aceitar essa nucleação pois economizar gastos quando se trata da educação é complicado ,pois pagamos nossos impostos consequentimente teremos direitos há serviços de qualidade para a sociedade.

                    • 01.03.2012 11:54, yara disse:

                      não aprovo as escolas da cidade de timon serem fechadas principalmente a escola aluzio de azevedo por ser uma escola muito boa c um ensino muito bom os alunos ki estudavam lá agoram encontram-se sem um ensino de qualidade pois muitos naum podem pagar uma escola particular por isso acho ki isso naum foi certo.

                      • 01.03.2012 12:02, isnaya disse:

                        isso foi muito uma injustica pois eu estadava no aluizio de azevedo e fui para uma escola particular pois já n tinha mais vagas nas escolas publicas de timon. n sei até quando vou permanecer na escola particular pois eu estava esperando completar o meu ensino fundamental e começar o ensino médio no aluizio de azevedo…. lá era uma exelente escola otimos professores e bons colegas de classe. pois quero q volte pois quero continuar no aluizio… isso é uma grande injustiça todos estao revoltados e disisperados sem escolas pra estudar,e as escolas q ainda resta em timon é fechada.

                        • 01.03.2012 12:08, jaciara disse:

                          eu n aceito isso o aluizio de azevedo ter fechadoooo……..
                          uma grande injustiçaaaa……. n tenho condiçoes financeiras pra estudar em escolas particulares e estou arriscando o meu bolsa familia pois n tem mais vagas nas escolas publicas de timon. por favor! volte o aluizio de azevedo pois quero voltar a estudar lá.
                          voltem o aluizio de azevedo o mais rapido possivelll………

                          • 01.03.2012 12:18, naiana disse:

                            pouca verganha,quando o pobre não coloca seu filho na escola oestado divuga várias propaganda se duvidar manda prender os pais.quando o estado provaca evasão dos alunos é narnal .estudei no aluisio não consigo agreditar só em timon mesmo..

                            • 01.03.2012 16:50, aglaine disse:

                              estava matriculada no aluizio,agora fui jogada para o urbano martins não estou gostando nada.secretario o estado deve fechar as bocas de fumo não as escolas tá louco.

                              • 02.03.2012 17:08, keyllane disse:

                                verganha , fecha escolas seu rei, seu cargo pode cai,nem uma criança teria essa idéia de gerico.pau sempre quebra na cabeça de que faz burrada

                                • 02.03.2012 19:43, profª Dalva disse:

                                  decisão amadora,fecha escolas de grande poste sem que faça uma prévia análise da opnião da comunidade escolar.porém o corpo docente,dicente,pais deveriam ser informados dessa mudança.

                                  • 02.03.2012 19:50, betania disse:

                                    hoje alunos do higino cunha se manifestaram também contra a decisão de nucleação da escolas do estado,pediram apoio aos pais ,alunos da escola aluizio de azevedo,quando a notícíca da liminar se espalhar número de alunos aumentara.

                                    (Obrigatório)
                                    (Obrigatório, Não será publicado)