' tickercontent[1]='18:06 - Polícia dos EUA prende ‘Coringa’ que ameaçava atacar seu local de trabalho' tickercontent[2]='15:16 - Em bilhete, suspeito de matar mulher diz que traição motivaria ‘tragédia’' tickercontent[3]='16:53 - CJ Tronic em Breve com Filial em Timon' tickercontent[4]='09:42 - HOJE: estréia da quinta de dentro' tickercontent[5]='08:45 - Mega-Sena acumula e prêmio pode chegar a R$ 33 milhões'
Plantão Hoje:

Governador visita barragem e abre válvula para perenizar rios


O governador Wilson Martins abriu, na tarde de sexta-feira (8), a válvula da barragem Poço de Marruá, no município de Patos, a 399 quilômetros de Teresina. O procedimento permitiu a passagem de dois metros cúbicos de água por segundo por um compartimento da barragem, garantindo a perenização dos rios Itaim e Gurguéia.

A barragem Poço de Marruá, que começou a sangrar esta semana, possui hoje 293,4 milhões de metros cúbicos de água, num lago de 18 quilômetros de extensão, com profundidade que chega a 48 metros. Desde o início do processo, estão passando pelos 200 metros do sangradouro principal 15 metros cúbicos de água por segundo, o que corresponde a 15 mil litros.


“Isso aqui é a realização de um sonho, graças ao trabalho de muitos e ao Programa de Aceleração do Crescimento, que viabilizou os recursos”, disse o Wilson Martins, garantindo que o governo vai incentivar a irrigação para desenvolvimento de fruticultura e da piscicultura e apoiar atividades apícolas. Segundo Martins, a região tem capacidade para gerar 15 mil empregos diretos e outros 50 mil indiretos. Ele anunciou também a construção da barragem Maria Preta, ainda no município de Patos, a cinco quilômetros de Marruá.

O governador chegou a Patos acompanhado do senador Wellington Dias, do deputado federal Marcelo Castro e de diversos deputados estaduais. Antes de abrir a válvula para perenização do rio Itaim, ele passeou de barco pelo lago da barragem. Durante a visita, Wilson Martins garantiu que o governo vai investir na irrigação de cinco mil hectares às margens do lago, oferecendo condições para a melhoria da qualidade de vida da população.

A barragem garante o abastecimento d’água de cerca de 30 mil pessoas em cinco cidades – Patos, Jacobina, Curral Novo e Caridade.

No total, o governo federal, através do PAC, e o governo estadual, com recursos próprios investiram R$ 161,9 milhões na construção da barragem Poço de Marruá, incluindo o investimento na construção da adutora que abastece as cinco cidades e a rede de energia elétrica.

Fonte: Ccom

Sobre o autor

lucastefano escreveu 6682 notícias.

2 Comentário

  • 11.04.2011 08:18, antonio silva disse:

    Sou da situação , mas posso falar uma coisa o Jackson foi um grande politico com grandes pensamentos dominou quase meio seculo a opisção no maranhão sendo que uma aprte deste tempo foi aliado do Sarney , gostei do periodo que ele era Governo teve grandes obras aqui em Timon, pena que as pessoas que se aliaram a ele em 2006, são todos corruptos e sanguessugas como diz o seu proprio filho Igor Lago, aproveitadores, pois seus aliados aproveitaram da bondade do Jackson, e agora este que foram aproveitares vão ficar sozinho e acredito que não tem uma grande liderança hoje do PDT pra assumir esta poustura, e não venham falar em Chico Leitoa, porque todos sabemos que ele so estava no PDT por causa do Jackson ninguem dentro do PDT o suportam porque sabem que Chico e egoista e so pensa nele mesmo ele so quem levar vantagem, acredito que melhor pra assumir PDT e mesmo Werton que tem postura e etica e perfil, ou pode ser ate mesmo Clodomir , mas acredito que PDT no maranhão ja era. Felicidades a todos do PDT e boa sorte nesta nova enpreitada politica, acho dificl eles se entederem ate 2012. ate mesmo que Chcio Leitoa não podera assumir o PDT porque nem prestar contas ele sabe teve suas contas reprovadas nos seus 8 anos de prefeito em timon e + 2 anos que mandava na prefeitura quando DDdeus, e ainda sempre se apropria dos bens publicos com caso do veiculos que ele anda e do municipio e ate agora não devovoveu nem carro e 2 milhoes da saude.

    • 11.04.2011 08:40, Vanilson Medeiros disse:

      Olá pessoal do site ou qualquer outro leitor poderá me responder com relação a materia da soltura da agua da barragem Poço do Marruá, é possivel parte desta agua solta na sexta feira vir cair no Rio Gurguéia. No momento não estou conseguindo me situar geograficamnete. Agradecido Vanilson Medeiros
      Canavieira-Piaui

      (Obrigatório)
      (Obrigatório, Não será publicado)